top of page
Buscar

Árvore-do-viajante

  • Foto do escritor: Pedra da Cebola
    Pedra da Cebola
  • 13 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de out. de 2019

Ravenala madagascariensis Sonn.


Ficha técnica

Nome científico: Ravenala madagascariensis Sonn.

Família: Strelitziaceae

Gênero: Ravenala

Ravenala madagascariensis da família Strelitziaceae, conhecida como árvore-do-viajante, muito confundida com as espécies da família Musaceae, família das bananeiras, devido às suas semelhanças, não só na aparência, também do habitat.

Características morfológicas: Pode chegar até 8 metros de altura, árvore rizomatosa, entouceirada, semilenhosa. Tronco ereto, parecido com a da palmeira, pois quando os pecíolos caem, deixam cicatrizes. Folhas coriáceas, firmes, dispostas verticalmente, com o formato parecido a um leque, verdes, com grandes pecíolos que acumulam água, muito semelhante a folha da bananeira (família Musaceae). Inflorescência grandes, localizadas entre os pecíolos, com brácteas verdes, em formato de um barco e flores branco-creme, que se abrem no outono. Os frutos possuem sementes com aríolo fibroso de textura graxa e de cor azul-anil.

Informações ecológicas: Cultivada com muito sol nos trópicos e subtrópicos quentes, crescem muito bem nos ecossistemas úmidos tropicais, porém podem ser encontradas em climas mais secos e até mesmo em lugares abertos.

Distribuição geográfica: nativa de Madagascar, mas cultivada nos trópicos. No Brasil, encontra-se na região Sudeste, muito bem adaptada.

Utilidades: É a única espécie do seu gênero. Utilizada para a ornamentação e jardins, devido a sua beleza, com isso tem um grande efeito decorativo. Uma curiosidade é o seu nome popular “árvore-do-viajante”, pois essa planta, ofereceria água para os viajantes, pois a água ficaria acumulada no pecíolo. Outra curiosidade interessante, é que a espécie é utilizada na moeda de Madagascar, nos 100 ariary, como chama a moeda deles.

Localização


*Click nas imagens para ver os créditos.



Referências

CARPANEZ, Arthur Girardi. Análise das macromoléculas e origem do pigmento azul dos arilos de Ravenala madagascariensis (Strelitziaceae). 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Química, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/599/1/arthurgirardicarpanez.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.



CASTRO, Haroldo. Nativa de Madagascar, ravenala é a planta que melhor representa a viagem. 2018. Disponível em: <https://epoca.globo.com/sociedade/viajologia/noticia/2018/02/nativa-de-madagascar-ravenala-e-planta-que-melhor-representa-viagem.html>. Acesso em: 04 set. 2019.



LORENZI, Harri. Plantas para jardim no Brasil: herbáceas, arbustivas e trepadeiras. Nova Odessa - SP: Instituto Plantarum, 2013. 1020 p.



PATRO, Raquel. Árvore-do-viajante: Ravenala madagascariensis. 2013. Disponível em: <https://www.jardineiro.net/plantas/arvore-do-viajante-ravenala-madagascariensis.html>. Acesso em: 05 set. 2019.



SOARES, Cecília Beatriz da Veiga. Floração Abril 2019. 2019. Disponível em: <https://www.amigosjb.org.br/wp-content/uploads/2019/05/FLORA%C3%87%C3%83O-ABRIL-2019-1-1.pdf>. Acesso em: 01 set. 2019.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

留言


©2019 by Parque Pedra da Cebola. Proudly created with Wix.com

bottom of page